apresentação da Orquestra Sinfônica do Projeto Social do Centro Promocional Nossa Senhora da Visitação
Apresentação do Grupo de Dança LAMAT'S, formado a partir do Sincronário da Paz e Treze Luas de Campinas, na I MOSTRA CULTURAL BANDEIRA DA PAZ 2019.
A MOSTRA CULTURAL BANDEIRA DA PAZ é o evento de culminância do PROJETO BANDEIRA DA PAZ. O PROJETO BANDEIRA DA PAZ basicamente consiste em estimular pessoas e instituições a realizarem ações e projetos sócio-educativos em prol da Paz Pessoal, Social e Planetária durante o período que antecede o dia 25 de julho que é o Dia internacional da Bandeira da Paz, e, valorizar os trabalhos realizados através do reconhecimento, divulgação, e principalmente, por oportunizar o nosso Evento de Culminância num TEATRO, nossa MOSTRA CULTURAL BANDEIRA DA PAZ, onde todos mostram os trabalhos realizados onde são reconhecidos e aplaudidos pelos trabalhos realizados.

As apresentações das ações e projetos realizados são através de expressões artísticas em duas modalidades: 1. Apresentações no hall de entrada do Teatro através de workshops e baner’s, e 2. no palco através de dança, música, poesia, contação de história e dramatização, por exemplo.

A MOSTRA CULTURAL BANDEIRA DA PAZ então,  não é simplesmente um belo evento, mas muito além disso, é uma finalização de um trabalho realizado e uma grande confraternização entre os participantes do PROJETO.

O OBJETIVO GERAL é PROMOVER A PAZ PESSOAL, SOCIAL E PLANETÁRIA ATRAVÉS DA PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ E DA ARTE, inspirados na notória frase de Nicolas Roerich, criador da Bandeira da Paz, que diz: "Onde há cultura há paz, onde há paz há cultura".

Como o dia 25 de Julho é comemorado em várias cidades do MUNDO como o Dia Mundial de Paz e da Cultura tendo a Bandeira da Paz como símbolo, nos unimos a essa corrente de energia pacífica e pacificadora, dando nossa contribuição para a Paz pessoal social e planetária.

Dias após à MOSTRA CULTURAL os PARTICIPANTES são acolhidos carinhosamente no nosso EVENTO DE CONFRATERNIZAÇÃO BANDEIRA DA PAZ onde os PARTICIPANTES e os representantes dos PROJETOS REALIZADOS E APRESENTADOS na MOSTRA CULTURAL receberão os CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO.

Motivados e valorizados, tendem a Aprimorarem seus Projetos para apresentarem no próximo ano.

A ideia é essa: ESTIMULAR, REALIZAR, INSPIRAR, VALORIZAR E APRIMORAR.

PROJETO BANDEIRA DA PAZ: INSPIRAÇÃO NO PACTO RÖERICH E NA BANDEIRA DA PAZ
200px-N_Roerich
Nikolai Konstantinovich Roerich
O Pacto Röerich e a Bandeira da Paz foram criados e promulgados por Nicholas Röerich para a proteção dos Tesouros do Gênio Humano. O Pacto foi apresentado por Roerich em Nova York e em 1929 ele foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz. "Onde há paz, há cultura; onde há cultura, há paz."
Nikolai Konstantinovich Roerich – nasceu em  27 de 1874 em São Petersburgo – Rússia e morreu em 13 de dezembro de 1947 (73 anos).

O Pacto Röerich propõe que:

ARTIGO I –  "Os monumentos históricos, museus, instituições científicas, educacionais e culturais são considerados neutros e, como tal, serão respeitados e protegidos pelos beligerantes. O mesmo respeito e proteção serão devidos aos funcionários das instituições acima mencionadas. O mesmo respeito e proteção serão devidos aos monumentos históricos, museus, instituições científicas, artísticas, educacionais e culturais em tempo de guerra como em tempo de paz”.

Madonna-Oriflamma-400-284x500

Este grande ideal humanitário provê no campo das conquistas culturais da humanidade a mesma cobertura que a da Cruz Vermelha.

No mesmo ano em que Roerich criou o projeto do Pacto de Proteção dos Tesouros da Cultura, foi realizada a Primeira Convenção Internacional dedicada ao Pacto Röerich e à Bandeira da Paz, em Bruges, na Bélgica.

Em 1933, realizou-se a Terceira Convenção em Washington, onde representantes de 35 países participaram, todos aprovando o Pacto.

No dia 15 de abril de 1935 o Pacto foi assinado na Casa Branca, na presença do Presidente Franklin D. Roosevelt, pelos representantes de vinte e um Governos das Américas do Norte, Centro e Sul, inclusive o Brasil.

O Pacto de Proteção de Tesouros Culturais é necessário não somente como um regulamento oficial, mas também como uma lei educativa que, desde os primeiros dias na escola, deve imbuir a nova geração com a nobre ideia de guardar os tesouros verdadeiros da humanidade.

A MOSTRA CULTURAL BANDEIRA DA PAZ E O DIA 25 DE JULHO
jose-arguelles
José Argüelles
O Movimento iniciado por Argüelles chamado “Movimento Mundial de Paz e de Mudança para o Sincronário da Paz de 13 Luas”, ou simplesmente, Sincronário da Paz, promove todo dia 25 de julho a Celebração do Dia Mundial de Paz e da Cultura tendo a Bandeira da Paz como símbolo
José Argüelles nasceu em 24 de janeiro de 1939, no estado de Minnesota nos Estados Unidos. Faleceu na Austália em 23 de março de 2011 (9.17, Kin 89) às 6:10 da manhã, no mesmo horário de seu nascimento.

José Argüelles co-fundou a Planet Art Network (PAN), juntamente com Lloydine Argüelles em 1983, como uma organização de paz autônoma, meta-política e mundial, engajada em arte e espiritualidade, promovendo a arte como o fundamento para a paz global.

Ativo em mais de 90 países, o PAN identifica o Pacto de Roerich e adotou a bandeira da paz associada como um símbolo da “Paz pela cultura”.

O Movimento iniciado por Argüelles chamado “Movimento Mundial de Paz e de Mudança para o Sincronário da Paz de 13 Luas”, ou simplesmente, Sincronário da Paz, promove todo dia 25 de julho a Celebração do Dia Mundial de Paz e da Cultura tendo a Bandeira da Paz como símbolo.

Ainda, o “Sincronário da Paz” incentiva as cidades, estados e países do mundo à instituírem, através de Leis, o ‘Dia 25 de julho como o dia da Cultura, da Paz e adotarem a Bandeira da Paz como símbolo”.

A instituição do Dia 25 de julho como o Dia da Cultura e da Paz e adoção da Bandeira da Paz já foi oficializado, em 43 municípios e 2 Estados do Brasil, nos municípios de São Lourenço, Jundiaí, Rio Claro, Andradina, Botucatu, São Bernardo do Campo, Teresina, Pindamonhangaba, Araçatuba, São Carlos, Ouro Branco, Extrema, Gravatal, Presidente Prudente, Alto Paraíso, Itu, Flores da Cunha, Viradouro, Ribeirão Preto, Goiânia, Jales, Ponta Grossa, Santo Andre, Palmeira, Vacaria, Franca, Ipeúna, Ourinhos, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Ribeirão Pires, Jardinópolis, Cravinhos, São Jose dos Campos, Volta Redonda, Paulínia,  Peruíbe, Garopaba, Santa Cruz do Sul, Candiota, Hulha Negra, Bagé, Caxias do Sul entre outros e no Estado de Pernambuco e do Espírito Santo.

O dia 25 de julho também se comemora o “dia universal da tolerância, do amor e do perdão”, tríade sobre a qual se sustentam todos e quaisquer projetos de cultura e de paz.

O DIA 25 DE JULHO é o dia da nossa MOSTRA CULTURAL BANDEIRA DA PAZ

O QUE É O "PROJETO BANDEIRA DA PAZ"

com seu evento de culminância

"MOSTRA CULTURAL BANDEIRA DA PAZ"

Atualmente (22/01/2021, estamos lidando com 3 alternativas para o Evento de Culminância:

1. 100% Presencial conforme realizamos em 2019;

2. 100% online, conforme realizamos em 2020 e,

3. Híbrido, ou seja, presencial com distanciamento social ou parcialmente presencial e parcialmente online.

OS EIXOS DE ATUAÇÃO

O “III PROJETO BANDEIRA DA PAZ 2021 - III MOSTRA CULTURAL INTERNACIONAL BANDEIRA DA PAZ” visa incentivar as pessoas e instituições à promoverem ações e projetos através de seis eixos: 

1 Artes: Expressões artísticas como dança, música, dramatizações (teatro), pintura, modelagem, contação de histórias, textos, poesias, vídeos e cinema.

2 Educação: Ações e processos sistematizados, formais ou informais, que visem o desenvolvimento integral e a paz dos indivíduos.

3 Espiritualidade: Todas as formas de expressões que levem em consideração a Fonte de Luz Primordial, o Criador ou Deus, como a Meditação, a Oração e a Aplicação de energias em prol do outro.

4 Esportes e Marchas da Paz: “Individualmente ou de maneira interagencial, as agências das Nações Unidas no Brasil têm compartilhado esforços na promoção do esporte como instrumento para a promoção da paz e do desenvolvimento humano em sentido amplo” (Fonte: Livro: “Esporte para o Desenvolvimento e a Paz”).

picture

5 Meio Ambiente: Relacionamento pacífico, com amor e respeito à Natureza, aos animais, ao Planeta e ao Universo.

6 Sustentabilidade: Ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso e coerente com a Cultura de Paz.

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

A MOSTRA CULTURAL BANDEIRA DA PAZ é um PROJETO SEM FINS LUCRATIVOS formado por um Coletivo, de Pessoas e instituições, que objetiva promover a PAZ PESSOAL, SOCIAL E PLANETÁRIA através de seus "6 EIXOS DE CULTURA E ARTE", totalmente ISENTA de cunho ideológico, religioso ou político partidário.

Logo Bnadeira da Paz 2021_1 branco
Copyright 2020 -bandeiradapaz.org - All Rights Reserved